A fibromialgia é uma doença complexa, multifatorial e ainda incurável. O tratamento para a condição tem como principal objetivo o controle dos seus sintomas, principalmente da dor generalizada, sua marca mais conhecida.
Diversos remédios vem sendo estudados como formas de controle da patologia, bem como outras terapias que também visam proteger a qualidade de vida do doente.
Embora não hajam ainda evidências científicas, diversas terapias alternativas parecem ser benéficas para essas pessoas, como exemplos podemos citar a aromaterapia, as massagens relaxantes e mudanças de hábitos simples envolvendo dieta e atividade física.
De forma alguma essas opções terapêuticas excluem a necessidade das demais, mas servem de complemento ao tratamento, potencializando seus efeitos.
Leia mais sobre a fibromialgia, suas causas, sintomas e tratamentos.
Ao longo deste artigo você irá aprender um pouco sobre o tratamento natural para fibromialgia, mas lembre-se, as orientações do seu médico são primordiais e devem ser sempre seguidas.
Chás para fibromialgia
Os chás possuem propriedades diversas e ajudam a melhorar a circulação, relaxam os músculos e estimulam a liberação de metabólitos do organismo, fatores que podem contribuir em casos de fibromialgia.
Os benefícios são relaxamento muscular, alívio de dores e melhora da qualidade do sono. Além disso, algumas pessoas relatam redução no número de crises.
Veja alguns exemplos de chás para fibromialgia:
- Ginkgo biloba
- Erva de São João
- Raiz de ouro
- Ginseng indiano
Você pode ingeri-los ao longo do dia e até mesmo fazer combinações entre eles.
Plantas medicinais
O Departamento de Fisiologia da Universidade Federal de Sergipe indicou o uso de plantas medicinais como um tratamento natural para fibromialgia. Os efeitos sobre a doença foram diversos, havendo benefícios nos diferentes aspectos envolvido.
Embora amenizem os sintomas e tornem-os suportáveis, as plantas medicinais não curam e nem mesmo restabelecem as funções do indivíduo. Por isso, o seu uso deve ser sempre combinado à recursos medicinais, acompanhamento psicológico e a uma adequada dieta alimentar.
Conheça os principais benefícios:
- Melhora a qualidade de sono
- Reduz os sintomas da depressão
- Reduz a dor
- Diminui a rigidez das articulações
- Diminui as inflamações
- Reduz a ansiedade
- Combate rapidamente o cansaço
Como exemplos de plantas medicinais podemos citar o Harpagófito ou garra-do-diabo, o Hipericão e a Pimenta-caiena.
Aromaterapia com óleos essenciais
A aromoterapia tem sido muito utilizada no combate à dores. O tratamento usa os óleos essenciais, substâncias líquidas voláteis e aromáticas, que além de possuir componentes analgésicos, também ajudam a melhorar a absorção e a potência de remédios ortodoxos para a dor.
O aroma alcança as células olfativas e estimula determinadas áreas do cérebro, o que induz o efeito. No caso da fibromialgia a essência mais indicada é a de lavanda, que produz bem-estar, acalma e relaxa os músculos.
Massagem de relaxamento
A massagem de relaxamento, também conhecida como massagem terapêutica, ajuda a aumentar a circulação sanguínea, o que favorece a eliminação de substâncias tóxicas acumuladas nos músculos, tendões e ligamentos.
Por isso, é uma opção de tratamento natural para fibromialgia, auxiliando no alívio da dor e do cansaço e no relaxamento muscular.
Dependendo do óleo utilizado para massagem, podem haver ainda outros benefícios. Os mais recomendados são aqueles com propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes.
Meditação para Fibromialgia
A meditação é uma técnica de relaxamento capaz de acalmar a mente, o que também causa efeitos no corpo, como relaxamento, melhora da qualidade do sono, da consciência respiratória, do foco e da concentração.
Você consegue imaginar os benefícios de tais efeitos para pessoas com fibromialgia?
Dieta para fibromialgia
A dieta também pode ajudar no tratamento contra a fibromialgia, aliviando as dores e as crises.
Os benefícios são explicados pela ingestão de vitaminas e minerais essenciais, que muitas vezes estão em falta em pacientes portadores da doença.
Temos 8 dias sobre alimentação e fibromialgia para você, clique aqui!
Atividade física
Por causa da dor e do cansaço, muitas pessoas acabam optando pelo repouso, por acreditar ser a melhor opção para lidar com a doença.
Contudo, o exercício é extremamente importante para o combate aos sintomas da condição, não é a toa que é considerado um tratamento natural para a fibromialgia.
De acordo com o reumatologista Roberto Heymann, do Grupo de Apoio à Paciente com Fibromialgia, da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), “Todo tratamento da fibromialgia obrigatoriamente terá que contemplar atividade física”, e ele continua dizendo que “Ao contrário do que imaginamos, a inatividade em pacientes com fibromialgia gera mais dor”
Você pode optar por atividades mais leves como hidroginástica ou natação. Uma caminhadinha de 30 minutos também é uma ótima alternativa.
Dr. Roberto alerta que no início da atividade pode haver piora da dor, mas que ainda assim ela é necessária para a boa evolução do quadro.
Leia mais sobre a importância dos exercícios para fibromialgia.
Acupuntura
A acupuntura pode ser recomendada como tratamento complementar, com benefícios como melhora da dor, sensação de bem-estar e controle da ansiedade. O tratamento usado como ferramenta a favor do paciente tem a vantagem de trazer nenhum ou poucos efeitos colaterais se executado pelo profissional adequado.
A ciência chinesa já é comprovadamente eficaz em aliviar dores e rigidez, por isso é muito indicada para casos de fibromialgia.
Yoga
O Ioga contribui para inibição da atividade cerebral em áreas relacionadas a dor. De acordo
Gerson D’Addio da Silva e Lais V. Lage em seu artigo “Ioga e fibromialgia”, “a longo prazo, modificações na atividade neurovegetativa e na condição muscular podem alterar o quadro de dor crônica difusa, característico da fibromialgia”.
A terapia já se mostrou bastante efetiva no controle dos sintomas de outras condições como dores lombares crônicas inespecíficas, osteoartrite e síndrome do túnel do carpo.
O caso da fibromialgia também vem sendo avaliado. Segundo pesquisa descrita no artigo já mencionado, mulheres que praticaram yoga (2 aulas de 75 minutos por semana) conseguiram aliviar os sintomas da fibromialgia em cerca de 8 semanas.
É necessário, contudo, que o tratamento considere as necessidades e limitações de cada paciente, adaptações são necessárias para que a prática não prejudique o seu bem-estar.
AL. JAÚ 687 – JARDIM PAULISTA – SÃO PAULO – SP
Clínica de Dor, Fisiatria e Acupuntura Médica
Clínica médica especializada localizada na região dos Jardins, próximo à Av. Paulista, em São Paulo — SP.
Centro de Dor, com médicos especialistas pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.
Tratamento por Ondas de Choque, Infiltrações, Bloqueios anestésicos e Acupuntura Médica
Dor tem Tratamento – Centro de Dor e Acupuntura Médica em São Paulo – SP
Médicos Especialistas em Dor e Acupuntura do HC-FMUSP
Os especialistas em medicina da dor são médicos especialmente treinados e qualificados para oferecer avaliação integrada e especializada e gerenciamento da dor usando seu conhecimento único e conjunto de habilidades no contexto de uma equipe multidisciplinar.
O tratamento da dor visa reduzir a dor, abordando o impacto emocional da dor, ajudando os pacientes a se moverem melhor e aumentando o bem-estar por meio de uma variedade de tratamentos, incluindo medicamentos, fisioterapia, acupuntura, ondas de choque e procedimentos minimamente intervencionistas.
Se você está vivendo com uma dor persistente há mais de 3 meses, provavelmente está sentindo dor crônica.
Nossos médicos especialistas em controle da dor em São Paulo trabalham em estreita colaboração com outros especialistas como parte de uma equipe multidisciplinar para fornecer uma abordagem holística e um resultado ideal para a dor crônica, seja qual for a causa.
As técnicas usadas no controle da dor dependerão da natureza e gravidade da dor, mas nossos especialistas em dor têm experiência para ajudar com a dor.
-
01.Tratamento conservador de dor
Acupuntura Médica, Ondas de Choque, Fisioterapia, Infiltrações, Bloqueios Anestésicos, Toxina Botulínica. -
02.Excelência em um só lugar
A avaliação e tratamento da dor é a especialidade de nossos Médicos especialistas em Dor. -
03.Tratamento individualizado
Plano de tratamento com medicamentos, terapias minimamente invasivas e fisioterapia.
Atendemos todos os Planos de Saúde pelo Reembolso.
O reembolso ou livre escolha é uma opção de atendimento a usuários de planos de saúde que não está vinculada à rede de prestadores contratados ou cujo procedimento específico não está contratado.
Não atendemos diretamente por convênio. Nosso foco é um atendimento especializado no paciente. Assim, separamos pelo menos 60-90 minutos para consulta, exame e avaliação do paciente.
O processo na maioria das vezes é digital (pelo Smartphone, tablet ou computador) é simples. O valor reembolsado corresponde a uma tabela de valores da própria operadora e pode cobrir todo o procedimento ou parte dele. Lembrando que a parte não reembolsada pode ser abatida no imposto de renda pessoa física (IRPF).
Clínica Dr. Hong Jin Pai – Centro de Dor, Acupuntura Médica, Fisiatria e Reabilitação.
Al. Jaú 687 – São Paulo – SP
Atendimento de segunda a sábado.
2 Comentários
Deixe o seu comentário.
Eu tenho fibromialgia e muito ruim
Hilda, boa noite. A fibromialgia é uma dor de dificil diagnostico. Infelizmente, ela é cronica, mas tem tratamento. Começamos recentemente um Canal no YouTube, e publicamos um vídeo sobre fibromialgia, pode ser interessante. Veja a seguir: https://www.youtube.com/watch?v=DxAcqF2RSws. Para um tratamento adequado, procure um médico especialista em dor, que irá poder ajudar no diagnóstico e tratamento. Atenciosamente, Equipe Dr Marcus