Qual o melhor travesseiro para dor no pescoço? Você sabia que a escolha incorreta do travesseiro pode não só piorar como causar dor na região cervical?
O travesseiro deve apoiar a curva lateral da cabeça, já que a posição ideal para dormir é de lado, sustentando a cabeça, o pescoço e a coluna. Se você prefere dormir de costas, o travesseiro deve sustentar a cabeça, o pescoço e os ombros.
Em todo caso, é importante escolher o tamanho e o tipo ideal. É exatamente sobre isso que trataremos ao longo deste artigo.
Leia mais sobre dor no pescoço, principais causas e tratamentos.
Qual o travesseiro ideal?
Tanto o colchão como o travesseiro devem ser escolhidos com bastante atenção. É importante lembrar que você passará horas deitado e que o travesseiro é mais do que um mero apoio para a cabeça.
Uma escolha mal feita pode resultar em diversos problemas, dentre eles cervicalgia, cefaleias, torcicolos e formigamentos nos braços e mãos.
O modelo deve respeitar a curvatura fisiológica da coluna cervical. Assim, é necessário que se adapte à necessidade individual, respeitando a distância entre os ombros e a face. Ao deitar de lado, os ombros não devem ficar sobre o travesseiro, independente da posição utilizada.
Quem dorme de costas deve reparar a coluna cervical, que não pode estar hiperextendida nem hiperflexionada.
Como você pode ver, a posição de dormir está diretamente relacionada à escolha do travesseiro ideal.
Se você costuma dormir de lado e opta por um travesseiro baixo, por exemplo, pode causar uma inclinação lateral do pescoço, o contrário acontece se o modelo for mais alto do que deveria. O ideal para quem dorme de lado é ficar com a coluna reta.
Em relação às crianças, que ainda estão em fase de crescimento, o cuidado é ainda mais importante, já estão sujeitas à alterações posturais.
Como escolher o melhor tipo de travesseiro?
Vai depender da posição que você dorme. De forma simples, o modelo ideal é o que possui a altura do seu ombro, ou seja, aquele que ocupa o espaço entre a cabeça e o colchão para que não ocorra inclinação da cabeça para nenhum dos lados.
Se você dorme de lado, escolha uma opção mais baixa para evitar inclinações da coluna.
Os riscos de dormir com o travesseiro errado
Escolher mal o travesseiro é uma das principais causas de dor no pescoço. As consequências incluem ainda cansaço excessivo durante o dia e alterações de humor. Além disso, é fator de risco para condições como:
Problemas na coluna
De acordo com especialistas, 8 em cada 10 pessoas sofrerão com problemas de coluna em algum momento da vida. Isso acontece principalmente por causa dos vícios de posturas, que aparecem não só quando estamos acordados, mas também por causa de como dormimos.
Ficar 8 horas com a coluna desalinhada pode causar não apenas dores, mas até mesmo desvios de coluna.
Torcicolo
Torcicolo é uma das causas mais frequentes de dor no pescoço, consequência de lesões na coluna cervical ou nos músculos da região. Além do desconforto, as pessoas acometidas apresentam dificuldades para movimentar o pescoço.
Em muitos casos, o travesseiro errado é o responsável por tais lesões, e isso pode acontecer em qualquer fase da vida.
Dores musculares
Por fazer com que durmamos com a postura errada, o travesseiro pode acabar impedindo que os músculos relaxem durante a noite, assim acordamos com a sensação de não ter dormido, o que leva a dores musculares e ao cansaço excessivo.
A longo prazo, o problema pode dar origem a processos inflamatórios e a dores mais graves.
Tendinite
Assim como acontece no trabalho, a má postura ao dormir também pode causar tendinite. O agravante é que muitas vezes a pessoa sequer percebe que isso está acontecendo.
A condição é marcada por inflamação aguda dos tendões e pode ocasionar dores fortes e comprometer os movimentos do pescoço.
Artrite/Artrose
Outra consequência da má postura ao dormir, ou seja, da má escolha do travesseiro, é a artrite ou artrose, o que muitos chamam de reumatismo.
Esses quadros são caracterizados por inflamação das cartilagens que protegem os ossos nas articulações. Se mantidos por longos períodos sem tratamento podem dar origem a deformidades.
Dúvidas Frequentes
Travesseiro alto ou baixo, qual o melhor?
Se você forme de lado, provavelmente irá precisar de um travesseiro um pouco mais alto. Como vimos, o travesseiro deve ocupar todo o espaço do ombro.
Para quem dorme de costas, a opção ideal geralmente é um modelo mais baixo, para não forçar a cabeça para frente e respeitar a posição da coluna e do pescoço.
Tenho problema de coluna, possa usar travesseiro?
Sim, porém, deve ficar bastante atento ao modelo ideal para não piorar a sua condição. Na verdade, utilizar o travesseiro ideal pode ser uma forma de aliviar a dor.
Qual o melhor modelo para a coluna?
Travesseiros que são confortáveis e que não forcem a coluna para os lados ou para frente. Não devem ser muito duros e nem mesmo muito moles, para darem suporte adequado ao corpo.
Espuma viscoelástica ou pena de gansos?
A espuma viscoelástica, também chamada de travesseiro da Nasa, é a que melhor molda à face. Além disso, facilita a troca de temperatura de acordo com o seu corpo.
Mas, como vimos, o fator mais importante é como você dorme, sendo o ideal dormir de lado. O melhor, é conversar com o seu médico, em especial se você possui alguma condição específica.
Qual a maneira correta de deitar no travesseiro?
Como a melhor posição para dormir é de lado, essa é também a posição correta de deitar no travesseiro. De preferência, com um travesseiro no meio das pernas para garantir que a coluna esteja reta.
Qual o melhor travesseiro para evitar dor no pescoço?
Aquele que permite um bom alinhamento da coluna cervical e torácica. Geralmente, um modelo mais firme. Quanto ao tamanho, como vimos, varia. Se você dorme de lado, da altura do ombro, se dorme de costas, mais baixo.
Leia mais sobre dor no pescoço, principais causas, tratamentos e quando se preocupar.
AL. JAÚ 687 – JARDIM PAULISTA – SÃO PAULO – SP
Clínica de Dor, Fisiatria e Acupuntura Médica
Clínica médica especializada localizada na região dos Jardins, próximo à Av. Paulista, em São Paulo — SP.
Centro de Dor, com médicos especialistas pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.
Tratamento por Ondas de Choque, Infiltrações, Bloqueios anestésicos e Acupuntura Médica
Dor tem Tratamento – Centro de Dor e Acupuntura Médica em São Paulo – SP
Médicos Especialistas em Dor e Acupuntura do HC-FMUSP
Os especialistas em medicina da dor são médicos especialmente treinados e qualificados para oferecer avaliação integrada e especializada e gerenciamento da dor usando seu conhecimento único e conjunto de habilidades no contexto de uma equipe multidisciplinar.
O tratamento da dor visa reduzir a dor, abordando o impacto emocional da dor, ajudando os pacientes a se moverem melhor e aumentando o bem-estar por meio de uma variedade de tratamentos, incluindo medicamentos, fisioterapia, acupuntura, ondas de choque e procedimentos minimamente intervencionistas.
Se você está vivendo com uma dor persistente há mais de 3 meses, provavelmente está sentindo dor crônica.
Nossos médicos especialistas em controle da dor em São Paulo trabalham em estreita colaboração com outros especialistas como parte de uma equipe multidisciplinar para fornecer uma abordagem holística e um resultado ideal para a dor crônica, seja qual for a causa.
As técnicas usadas no controle da dor dependerão da natureza e gravidade da dor, mas nossos especialistas em dor têm experiência para ajudar com a dor.
-
01.Tratamento conservador de dor
Acupuntura Médica, Ondas de Choque, Fisioterapia, Infiltrações, Bloqueios Anestésicos, Toxina Botulínica. -
02.Excelência em um só lugar
A avaliação e tratamento da dor é a especialidade de nossos Médicos especialistas em Dor. -
03.Tratamento individualizado
Plano de tratamento com medicamentos, terapias minimamente invasivas e fisioterapia.
Atendemos todos os Planos de Saúde pelo Reembolso.
O reembolso ou livre escolha é uma opção de atendimento a usuários de planos de saúde que não está vinculada à rede de prestadores contratados ou cujo procedimento específico não está contratado.
Não atendemos diretamente por convênio. Nosso foco é um atendimento especializado no paciente. Assim, separamos pelo menos 60-90 minutos para consulta, exame e avaliação do paciente.
O processo na maioria das vezes é digital (pelo Smartphone, tablet ou computador) é simples. O valor reembolsado corresponde a uma tabela de valores da própria operadora e pode cobrir todo o procedimento ou parte dele. Lembrando que a parte não reembolsada pode ser abatida no imposto de renda pessoa física (IRPF).
Clínica Dr. Hong Jin Pai – Centro de Dor, Acupuntura Médica, Fisiatria e Reabilitação.
Al. Jaú 687 – São Paulo – SP
Atendimento de segunda a sábado.
8 Comentários
Deixe o seu comentário.
Preciso de 1 travesseiro sinto muita dor no pescoço nas costas as as vezes sinto tonturas devido o pescoço
Levanto e deito. com dor na nuca não consigo nem olhar pros lados qual travesseiro ideal chega doer pernas e pé
Boa noite Lucia, existem muitas causas de dor na nuca. Postamos recentemente um vídeo no YouTube abordando algumas causas comuns de Dor no Pescoço. Deixe seu comentário e dúvida. Você pode acessar o vídeo clicando aqui. Muitas lesões e dores musculares podem resultar em dor na nuca. Procure um médico fisiatra ou médico especialista em dor para avaliação e diagnóstico. Atenciosamente, Equipe Dr. Marcus
Tenho muita dor na cervical tontura nalsia