Esportes e exercícios são atividades saudáveis para meninas e mulheres de todas as idades. Ocasionalmente, uma atleta que se concentra em emagrecer ou perder peso pode comer muito pouco, ou se exercitar demais.
Fazer isso pode causar danos a longo prazo para a saúde. Isso pode também prejudicar o desempenho atlético, ou tornar necessário limitar, ou parar o exercício.
Três doenças inter-relacionadas podem desenvolver-se quando uma garota ou mulher jovem vai aos extremos em fazer dieta, ou exercícios. Juntas, estas condições são conhecidas como a “tríade da mulher atleta”.
A Tríade da mulher atleta é uma condição que afeta geralmente atletas como ginastas, dançarinas ou levantadoras de peso.
Distúrbios alimentares, amenorreia e osteoporose afetam certos grupos de atletas, muitas vezes ocorrem como sintomas para esta síndrome. Distúrbios alimentares, amenorreia (perda do ciclo menstrual) e o desenvolvimento da osteoporose só afetará negativamente a energia dos atletas.
Cada componente da Tríade da mulher atleta pode ocorrer nas formas leve a grave, com diferentes sintomas e prejuízo na qualidade de vida. Nem todos os componentes precisam estar presentes, mas se um componente é encontrado, o médico deve verificar se a atleta apresenta os outros.
Epidemiologia
A prevalência de irregularidades menstruais, transtornos alimentares e baixa mineralidade óssea varia amplamente na população em geral e na comunidade atlética.
Em mulheres que participam em esportes que enfatizam a estética ou a magreza, como balé ou corrida, a prevalência de amenorreia secundária pode ser tão elevada como 69%, em comparação com 2% a 5% na população em geral.
Transtornos alimentares, incluindo uma gama de irregularidades alimentares, que não são necessariamente critérios para transtornos graves, tais como a anorexia nervosa e a bulimia nervosa, também é bastante comum na comunidade atlética.
Mais de 70% dos atletas de elite que competem em esportes de peso estão de dieta e têm algum tipo de padrão alimentar desordenado, com o objetivo de reduzir o peso antes da competição.
A prevalência de baixa densidade óssea mineral na atleta feminina tem sido estudada também. A prevalência de osteopenia varia de 22% a 50% em atletas femininas, com abrangência de 0% a 13% de osteoporose
Transtornos alimentares
Atletas tentam restringir sua dieta a fim de manter uma baixa gordura corporal, o que provoca um desequilíbrio de energia.
A restrição da ingestão alimentar do atleta leva ao balanço energético negativo.
Amenorreia
Transtornos alimentares afetam regulamento do cérebro dos ovários. Problemas que ocorrem com os ovários podem causar a ausência de um período menstrual.
A amenorreia ocorre em cerca de 50 por cento dos atletas como corredores e dançarinos de balé. Amenorreia tem duas formas: primária e secundária.
A amenorreia primária é quando o ciclo menstrual nunca se inicia.
Amenorreia secundária ocorre quando não há menstruação durante 6 meses ou uma ausência de 3, ou mais ciclos menstruais consecutivos.
Osteoporose
Uma perda de exposição de estrogênio levará a osteoporose, que leva a óssea fragilidade e fraturas por estresse.
Aproximadamente 90% do acúmulo mineral ósseo ocorre no final da adolescência.
Tratamento da tríade da mulher atleta
O tratamento deve incluir o reconhecimento da doença, prevenção, correção do deficit de energia, aumentar o cálcio da dieta, manter uma boa saúde óssea, e resumir a função menstrual normal.
Para superar os efeitos da Tríade da mulher atleta, pacientes vão precisar de um tratamento multidisciplinar e uma equipe constituída por um médico, nutricionista, psicólogo e um treinador de atletismo.
Um paciente com história de fraturas por estresse deve se submeter a um check-up especializado.
Isto inclui a uma avaliação da história de ciclo menstrual, consulta nutricional, exames de densidade óssea (densitometria óssea) e consulta psicológica para possíveis transtornos alimentares.
AL. JAÚ 687 – JARDIM PAULISTA – SÃO PAULO – SP
Clínica de Dor, Fisiatria e Acupuntura Médica
Clínica médica especializada localizada na região dos Jardins, próximo à Av. Paulista, em São Paulo — SP.
Centro de Dor, com médicos especialistas pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.
Tratamento por Ondas de Choque, Infiltrações, Bloqueios anestésicos e Acupuntura Médica
Dor tem Tratamento – Centro de Dor e Acupuntura Médica em São Paulo – SP
Médicos Especialistas em Dor e Acupuntura do HC-FMUSP
Os especialistas em medicina da dor são médicos especialmente treinados e qualificados para oferecer avaliação integrada e especializada e gerenciamento da dor usando seu conhecimento único e conjunto de habilidades no contexto de uma equipe multidisciplinar.
O tratamento da dor visa reduzir a dor, abordando o impacto emocional da dor, ajudando os pacientes a se moverem melhor e aumentando o bem-estar por meio de uma variedade de tratamentos, incluindo medicamentos, fisioterapia, acupuntura, ondas de choque e procedimentos minimamente intervencionistas.
Se você está vivendo com uma dor persistente há mais de 3 meses, provavelmente está sentindo dor crônica.
Nossos médicos especialistas em controle da dor em São Paulo trabalham em estreita colaboração com outros especialistas como parte de uma equipe multidisciplinar para fornecer uma abordagem holística e um resultado ideal para a dor crônica, seja qual for a causa.
As técnicas usadas no controle da dor dependerão da natureza e gravidade da dor, mas nossos especialistas em dor têm experiência para ajudar com a dor.
-
01.Tratamento conservador de dor
Acupuntura Médica, Ondas de Choque, Fisioterapia, Infiltrações, Bloqueios Anestésicos, Toxina Botulínica. -
02.Excelência em um só lugar
A avaliação e tratamento da dor é a especialidade de nossos Médicos especialistas em Dor. -
03.Tratamento individualizado
Plano de tratamento com medicamentos, terapias minimamente invasivas e fisioterapia.
Atendemos todos os Planos de Saúde pelo Reembolso.
O reembolso ou livre escolha é uma opção de atendimento a usuários de planos de saúde que não está vinculada à rede de prestadores contratados ou cujo procedimento específico não está contratado.
Não atendemos diretamente por convênio. Nosso foco é um atendimento especializado no paciente. Assim, separamos pelo menos 60-90 minutos para consulta, exame e avaliação do paciente.
O processo na maioria das vezes é digital (pelo Smartphone, tablet ou computador) é simples. O valor reembolsado corresponde a uma tabela de valores da própria operadora e pode cobrir todo o procedimento ou parte dele. Lembrando que a parte não reembolsada pode ser abatida no imposto de renda pessoa física (IRPF).
Clínica Dr. Hong Jin Pai – Centro de Dor, Acupuntura Médica, Fisiatria e Reabilitação.
Al. Jaú 687 – São Paulo – SP
Atendimento de segunda a sábado.