A dor de cabeça cervicogênica é uma dor de cabeça crônica que surge das articulações atlanto-occipital e cervical superior e é percebida em uma ou mais regiões da cabeça e / ou face[1]Bogduk N. Cervicogenic headache: anatomic basis and pathophysiologic mechanisms. Current pain and headache reports. 2001 Aug 1;5(4):382-6..
Sintoma | Descrição |
---|---|
Dor de cabeça | Dor constante e incômoda na base do crânio que pode se espalhar para a testa ou têmpora. |
Dor no pescoço | Dor ou rigidez no pescoço, que geralmente piora ao virar ou inclinar a cabeça. |
Dor no ombro | Dor ou sensibilidade nos ombros, especialmente ao mover os braços. |
Dor no maxilar | Dificuldade para mastigar ou dor na mandíbula que piora ao abrir ou fechar a boca. |
Formigamento facial | Formigamento ou dormência no rosto, ou no couro cabeludo. |
Dor nos olhos | Dor dentro ou ao redor do olho que pode piorar movendo os olhos ou pressionando ao redor do olho. |
Tontura | Uma sensação de tontura ou desorientação. |
Perda de equilíbrio | Dificuldade em manter o equilíbrio ou sensação de desequilíbrio. |
A cefaleia cervicogênica é uma das causas mais comuns de dor de cabeça e é frequentemente subdiagnosticada. Aprenda sobre o que é, entenda se você possui esta condição e como tratá-la[2]Pfaffenrath V, Kaube H. Diagnostics of cervicogenic headache. Functional Neurology. 1990 Apr 1;5(2):159-64..
O que é a cefaleia cervicogênica?
Uma dor de cabeça cervicogênica é uma dor que se desenvolve no pescoço, embora uma pessoa sinta a dor em sua cabeça. Na maioria dos casos, as dores de cabeça cervicogênicas se desenvolvem em um lado da cabeça, começando na parte de trás da cabeça e no pescoço e irradiando para a frente[3]Biondi DM. Cervicogenic headache: a review of diagnostic and treatment strategies. The Journal of the American Osteopathic Association. 2005 Apr 1;105(4_suppl):16S-22S..
É um mal que acomete milhões de pessoas, um incômodo que muitas vezes pode incapacitar as atividades habituais no dia a dia, impedindo a pessoa de conseguir estudar, trabalhar e praticar esportes.
A dor de cabeça crônica, como a enxaqueca, pode transformar a vida de quem sofre com ela, fazendo com que o indivíduo, para se adaptar, acabe por viver em função da dor. É um dos problemas mais comuns e segundo dados médicos, 40% das pessoas sofrem de pelo menos uma dor aguda na região.
A cefaleia cervicogênica é uma dor de cabeça com um componente cervical predominante. Tem como principal causa alguma alteração cervical do pescoço e nuca.
Esta alteração pode ser alguma doença que atinge as vértebras cervicais como uma hérnia de disco, osteoartrose cervical, estenose de canal cervical, pinçamento de raízes cervicais, assim como contraturas, torcicolos, problemas posturais que podem acarretar dor cervical e na dor de cabeça. Estudos clínicos e laboratoriais demonstraram que a dor das articulações e músculos cervicais superiores pode ser encaminhada para a cabeça.
A dor causada por uma dor de cabeça cervicogênica começa no pescoço e na parte de trás da cabeça e irradia para a frente da cabeça. As pessoas podem confundir dores de cabeça cervicogênicas com enxaquecas e dores de cabeça tensionais, as quais podem causar dor no pescoço[4]Martelletti P, Van Suijlekom H. Cervicogenic headache. CNS drugs. 2004 Oct;18(12):793-805..
Tipos de cefaléias
É interessante diferenciar e informar que existem vários tipos de dores de cabeça, neste artigo vamos focar na cefaleia cervicogênica.
Segundo o International Headache Society existem entre 144 e 150 tipos de cefaleia, mas o que pouca gente sabe é que muitas vezes a origem dessa dor, pode estar na má postura e a solução, na fisioterapia.
A cefaleia cervicogênica é responsável por 15% a 20% de todas as dores de cabeça e consiste em uma disfunção nos primeiros segmentos da coluna cervical.
Outro diagnóstico importante a ser lembrado em caso de dores orofaciais é a Síndrome Dolorosa Miofascial, condição musculoesquelética comum de dor no corpo, devido a contraturas musculares e bandas tensionais, que podem gerar dor irradiada.
Algumas causas de cefaleias
As dores de cabeça cervicogênicas resultam de problemas estruturais no pescoço e geralmente são causadas por problemas com vértebras na parte superior da coluna, chamadas vértebras cervicais, e especificamente a vértebra C2-3.
Muitas são as causas da cefaleia cervicogênica, mas dentre as principais estão:
- Tensão,
- Preocupação,
- Ansiedade
- Estresse
Observa-se que os fatores emocionais estão diretamente relacionados com as dores de cabeça nesta região em especial porque os problemas emocionais causam um excesso de contratura muscular na região dos ombros, pescoço, músculo trapézio e músculos pericranianos como o temporal, masseter e occipital, causando a patologia. A dor pode surgir de um lado ou ambos os lados.
Hábitos ruins no dia a dia podem agravar o quadro. Por isso, deve sempre prestar atenção na postura e, principalmente, tomar cuidado com os movimentos do pescoço, área mais próxima das três primeiras vértebras cervicais, a região onde se origina a cefaleia cervicogênica.
Sintomas da cefaleia cervicogênica
A cefaleia cervicogênica é caracterizada pela dor de cabeça que apresenta sinais de participação cervical e pode ser diagnosticada através dos seguintes sintomas:
- Dor cervical semelhante precipitada por movimento do pescoço ou má-sustentação da cabeça;
- Redução da movimentação do pescoço;
- Dor na mão, ombro e pescoço ou ocasionalmente dor no braço de natureza radicular
- Rigidez no pescoço,
- Alterações do sono,
- Intolerância a luz
- Náuseas e vômitos.
A crise de cefaleia ocorre geralmente de duas a três vezes por semana e tem duração de horas ou até de dois a quatro dias. A dor pode ser moderada, não intensa, geralmente de natureza não pulsátil, começando no pescoço e espalhando-se para as áreas óculo frontotemporal, onde, em geral, é mais intensa.
A partir dos sintomas, de anamnese e, eventualmente, exames, poderá ser realizado o diagnóstico e identificar o tipo de cefaleia, uma vez diagnosticada, um médico ortopedista, neurologista ou um fisioterapeuta são frequentemente consultados para o tratamento.
Como é o diagnóstico da dor de cabeça cervicogênica?
Há um conjunto de critérios de diagnóstico estabelecidos pela International Headache Society. Isto. inclui vários dos sinais e sintomas listados acima.
Às vezes, uma injeção de anestésico local pode ser feita nos músculos da parte posterior da cabeça. Isso bloqueia temporariamente o nervo occipital maior. Isso resulta em uma diminuição da dor para muitas pessoas com dor de cabeça cervicogênica. Os resultados são temporários, portanto, este é um teste de diagnóstico, não uma estratégia de tratamento.
- Padrão: Dor latejante, pulsante ou constante
- Duração: Geralmente menos de 30 minutos
- Localização: a dor está geralmente localizada em um lado da cabeça e se irradia do pescoço ou base do crânio até a testa, têmporas ou atrás dos olhos.
Exames laboratoriais e de imagem podem ser utilizados para se afastar outras causas de dores de cabeça crônicas.
Qual o tratamento da cefaléia cervicogênica?
De acordo com o caso e as características clínicas de cada paciente, o médico irá indicar uma terapia. O tratamento é divido em medidas físicas e medicamentosas[5]Biondi DM. Cervicogenic headache: mechanisms, evaluation, and treatment strategies. The Journal of the American Osteopathic Association. 2000 Sep 1;100(9 Suppl):S7-14..
É fundamental tratar o problema desde a raiz, isto é, resolver a origem do problema, isto inclui exercícios específicos que corrigem a postura e trabalham as musculaturas mais profundas que envolvem a coluna cervical.
O médico também irá orientar o paciente sobre fatores agravantes do problema, como o mau posicionamento de um computador na mesa do trabalho ou hábitos posturais inadequados.
É muito importante corrigir a postura quando alterada, para isso a fisioterapia com reorganização postural, como o RPG, pode ser indicada. Outras técnicas de fisioterapia como a terapia craniossacral, termoterapia, TENS, ‘laser’, ultrassom, digito pressão, técnicas de relaxamento manual como o ‘shiatsu’ podem ser incluídas no tratamento.
As pessoas podem trabalhar com um fisioterapeuta para desenvolver programas de tratamento especializados. Na primeira consulta, um fisioterapeuta identificará a fonte da dor. A partir daí, eles podem estimular o tecido mole e mover as articulações para aliviar os sintomas dolorosos.
Terapias como a acupuntura são extremamente eficientes no tratamento da cefaleia cervicogênica. A acupuntura é uma técnica milenar e faz parte da Medicina Tradicional Chinesa, baseada em um antigo pensamento filosófico chinês e na observação dos fenômenos naturais, vem sendo amplamente utilizada para tratamento de dor miofascial e analgesia na cefaléia cervicogênica[6]Linde K, Allais G, Brinkhaus B, Fei Y, Mehring M, Shin BC, Vickers A, White AR. Acupuncture for the prevention of tension‐type headache. Cochrane Database of Systematic Reviews. 2016(4)..
Sua eficácia vem sendo estudada, existindo evidências dos benefícios da utilização da técnica, como terapia no tratamento dos pacientes portadores de cefaleia. A acupuntura pode utilizar métodos de estímulos ao Sistema Nervoso Central, onde ocorre a liberação de endorfina, serotonina e opioides, levando a diminuição da intensidade da dor, redução de frequência das crises e consumo medicamentoso, não apresentando efeitos colaterais.
Muitos pacientes evoluem com dor miofascial secundária associada, e o bloqueio, e infiltração de pontos gatilhos pode ser um tratamento com resultados satisfatórios.
O tratamento medicamentoso poderá acompanhar as terapias citadas acima, incluindo analgésicos, ansiolíticos, anti-inflamatórios.
- Anti-inflamatórios não esteróides (AINEs): esses medicamentos são usados para reduzir a inflamação e a dor. AINEs comuns incluem ibuprofeno, naproxeno e aspirina.
- Relaxantes Musculares: Esses medicamentos ajudam a relaxar os músculos do pescoço, ombros e cabeça, o que pode ajudar a reduzir a dor e a tensão associadas às dores de cabeça cervicogênicas. Relaxantes musculares comuns incluem ciclobenzaprina e tizanidina.
- Antidepressivos tricíclicos: acredita-se que esses medicamentos impeçam que os sinais de dor cheguem ao cérebro, reduzindo assim a intensidade das dores de cabeça. Antidepressivos tricíclicos comuns incluem amitriptilina e nortriptilina.
- Inibidores seletivos de recaptação de serotonina (SSRIs): esses medicamentos ajudam a aumentar os níveis de serotonina no cérebro, o que pode ajudar a reduzir a frequência e a intensidade das dores de cabeça. SSRIs comuns incluem fluoxetina, sertralina e paroxetina.
- Anticonvulsivantes: esses medicamentos costumam ser usados para tratar convulsões, mas também podem ser usados para reduzir a intensidade das dores de cabeça. Anticonvulsivantes comuns incluem topiramato e gabapentina.
- Injeções de toxina botulínica: essas injeções são usadas para paralisar os músculos do pescoço e da cabeça, o que pode ajudar a reduzir a intensidade das dores de cabeça.
- Anestésicos locais: esses medicamentos são usados para anestesiar a área ao redor do pescoço e da cabeça, o que pode ajudar a reduzir a dor associada às dores de cabeça cervicogênicas.
- Corticosteróides: esses medicamentos são usados para reduzir a inflamação e o inchaço nos tecidos do pescoço, cabeça e ombros, o que pode ajudar a reduzir a dor associada às dores de cabeça cervicogênicas.
- Analgésicos opioides: esses medicamentos são usados para reduzir a dor. Analgésicos opioides comuns incluem oxicodona e codeína.
Outra forma de tratamento é o bloqueio de nervo occipital (localizado na nuca). O bloqueio pode ser feito no nervo occipital maior, menor, raízes de C2 ou outras raízes e tem muito resultado clínico.
Um bloqueio é feito pelo médico fisiatra (especialista em reabilitação e dor), com um anestésico local, infiltrando-se o local com xilocaína ou outro anestésico local, acrescentando-se ou não um corticoide. Eles geralmente proporcionam alívio da dor e podem ajudar a determinar a fonte da dor. Pode-se usar também a toxina botulínica no tratamento (botox) com sucesso.
Prevenção da cefaléia cervicogênica
Começar desde já a pensar em prevenir a cefaleia cervicogênica é a melhor medida evitar problemas futuros. Existem exercícios muito simples, que podem ser feitos a qualquer hora e em qualquer lugar, como movimentar a cabeça para frente e para trás em ritmo lento, isto proporciona alívio da tensão no pescoço.
Evitar poltronas ou colchões muito macios e não permanecer na mesma posição por mais de 20 minutos, falar ao telefone, segurando com as mãos e não com os ombros, ler com o livro posicionado na altura dos olhos, para evitar ficar com a cabeça muito baixa.
Observar a própria postura ao longo do dia e corrigir quando necessário, bem como fortalecer os músculos que suportam o pescoço e a coluna é extremamente importante.
Conclusão
Em todos os casos o paciente acometido com cefaleia cervicogênica poderá ser orientado de várias formas, de acordo com o grau clínico que a patologia se apresentar.
Uso de analgésicos comuns, exercícios, fisioterapia, terapias como a acupuntura são tratamentos extremamente eficazes, no entanto, a cura continua dependendo do bom senso e adequação do paciente no dia a dia, para prevenir ou curar a cefaleia cervicogênica. São pequenas mudanças que podem trazer grandes resultados.
AL. JAÚ 687 – JARDIM PAULISTA – SÃO PAULO – SP
Clínica de Dor, Fisiatria e Acupuntura Médica
Clínica médica especializada localizada na região dos Jardins, próximo à Av. Paulista, em São Paulo — SP.
Centro de Dor, com médicos especialistas pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.
Tratamento por Ondas de Choque, Infiltrações, Bloqueios anestésicos e Acupuntura Médica
Dor tem Tratamento – Centro de Dor e Acupuntura Médica em São Paulo – SP
Médicos Especialistas em Dor e Acupuntura do HC-FMUSP
Os especialistas em medicina da dor são médicos especialmente treinados e qualificados para oferecer avaliação integrada e especializada e gerenciamento da dor usando seu conhecimento único e conjunto de habilidades no contexto de uma equipe multidisciplinar.
O tratamento da dor visa reduzir a dor, abordando o impacto emocional da dor, ajudando os pacientes a se moverem melhor e aumentando o bem-estar por meio de uma variedade de tratamentos, incluindo medicamentos, fisioterapia, acupuntura, ondas de choque e procedimentos minimamente intervencionistas.
Se você está vivendo com uma dor persistente há mais de 3 meses, provavelmente está sentindo dor crônica.
Nossos médicos especialistas em controle da dor em São Paulo trabalham em estreita colaboração com outros especialistas como parte de uma equipe multidisciplinar para fornecer uma abordagem holística e um resultado ideal para a dor crônica, seja qual for a causa.
As técnicas usadas no controle da dor dependerão da natureza e gravidade da dor, mas nossos especialistas em dor têm experiência para ajudar com a dor.
-
01.Tratamento conservador de dor
Acupuntura Médica, Ondas de Choque, Fisioterapia, Infiltrações, Bloqueios Anestésicos, Toxina Botulínica. -
02.Excelência em um só lugar
A avaliação e tratamento da dor é a especialidade de nossos Médicos especialistas em Dor. -
03.Tratamento individualizado
Plano de tratamento com medicamentos, terapias minimamente invasivas e fisioterapia.
Atendemos todos os Planos de Saúde pelo Reembolso.
O reembolso ou livre escolha é uma opção de atendimento a usuários de planos de saúde que não está vinculada à rede de prestadores contratados ou cujo procedimento específico não está contratado.
Não atendemos diretamente por convênio. Nosso foco é um atendimento especializado no paciente. Assim, separamos pelo menos 60-90 minutos para consulta, exame e avaliação do paciente.
O processo na maioria das vezes é digital (pelo Smartphone, tablet ou computador) é simples. O valor reembolsado corresponde a uma tabela de valores da própria operadora e pode cobrir todo o procedimento ou parte dele. Lembrando que a parte não reembolsada pode ser abatida no imposto de renda pessoa física (IRPF).
Clínica Dr. Hong Jin Pai – Centro de Dor, Acupuntura Médica, Fisiatria e Reabilitação.
Al. Jaú 687 – São Paulo – SP
Atendimento de segunda a sábado.
Referências Bibliográficas
↑1 | Bogduk N. Cervicogenic headache: anatomic basis and pathophysiologic mechanisms. Current pain and headache reports. 2001 Aug 1;5(4):382-6. |
---|---|
↑2 | Pfaffenrath V, Kaube H. Diagnostics of cervicogenic headache. Functional Neurology. 1990 Apr 1;5(2):159-64. |
↑3 | Biondi DM. Cervicogenic headache: a review of diagnostic and treatment strategies. The Journal of the American Osteopathic Association. 2005 Apr 1;105(4_suppl):16S-22S. |
↑4 | Martelletti P, Van Suijlekom H. Cervicogenic headache. CNS drugs. 2004 Oct;18(12):793-805. |
↑5 | Biondi DM. Cervicogenic headache: mechanisms, evaluation, and treatment strategies. The Journal of the American Osteopathic Association. 2000 Sep 1;100(9 Suppl):S7-14. |
↑6 | Linde K, Allais G, Brinkhaus B, Fei Y, Mehring M, Shin BC, Vickers A, White AR. Acupuncture for the prevention of tension‐type headache. Cochrane Database of Systematic Reviews. 2016(4). |
41 Comentários
Deixe o seu comentário.
Dei mal jeito na coluna no serviço, e desde então não melhorei a dor de cabeça nunca mais… Já tomei MTA medicação e resolve somente na hora. Vou tentar essa acupuntura. Obrigada pelas dicas.
Te dor de cabeça constante no lado direito do pescoço como que é nós nervo mas atrás da orelha apareceu tipo enxada com um calombo quando viro o pescoços da uma pontada muito forte na testa não sei más o que tomar
Bom dia Jean. Dor de cabeça e no pescoço podem ter dezenas de causas. Pode ser torcicolo, espasmo, rigidez, lesão muscular, além de outros diagnósticos crônicos. Procure um médico especialista em dor para avaliação e tratamento. Semana passada, lançamos nosso Canal no YouTube e postamos um vídeo sobre Cefaléia e Dor de Cabeça Tensional. Caso interesse, confira aqui: https://www.youtube.com/watch?v=O38RdrU6VYM
Atenciosamente,
Boa noite Jean, existem muitas causas de dor de cabeça. Postamos recentemente um vídeo no YouTube abordando algumas causas comuns de cefaléia. Deixe seu comentário e dúvida. Você pode acessar o vídeo clicando aqui. Existem dezenas de tipos de dores de cabeça Procure um médico neurologista ou médico especialista em dor para avaliação e diagnóstico. Atenciosamente, Equipe Dr. Marcus