CENTRO DE TRATAMENTO DE DOR: Dor, Acupuntura Médica, Ondas de Choque, Fisiatria e Fisioterapia.

A yoga pode ser útil na lombalgia crônica?

A lombalgia afeta milhões de pessoas no mundo e, para algumas, a dor se torna crônica, impedindo-as de executar as tarefas do dia a dia. A ioga poderia ser útil no tratamento desta condição? Este o tema de uma nova revisão.


A lombalgia é uma condição muito comum que às vezes pode se transformar em incapacitação. Entre 2004 e 2008, a lombalgia contribuiu para 2,06 milhões de atendimentos médicos em Prontos Socorros nos EUA.

Enquanto algumas pessoas se recuperam bem rápido de um destes episódios, para outras, o desconforto pode chegar a durar 3 meses ou até mais. Quando a dor—clinicamente descrita como localizada entre a costela inferior e as dobras glúteas—tem duração superior a 3 meses, é considerada “crônica”.

A lombalgia crônica às vezes pode ser causada por doenças como radiculopatia, um distúrbio neurológico comum, ou estenose vertebral, uma condição em que o estreitamento dos espaços na coluna vertebral acarreta a compressão da medula espinal.

Na maioria dos casos, porém, a causa da lombalgia crônica permanece indeterminada. Quando isto ocorre, a condição é dita “inespecífica”. As opções para tratamento da lombalgia crônica inespecífica são limitadas, muitas vezes envolvendo o autocuidado e medicação de balcão, como paracetamol ou fármacos anti-inflamatórios.

A nova revisão, publicada na Cochrane Library, usa as pesquisas existentes para investigar a efetividade da ioga no tratamento da lombalgia crônica inespecífica. A metanálise agrupou os resultados de 12 estudos controlados randomizados realizados nos EUA, Índia e o Reino Unido, incluindo um total de 1.080 participantes na faixa etária de 34 a 48 anos.

Os estudos considerados compararam a ioga com intervenções não baseadas no exercício, incluindo a orientação de autocuidado, uma intervenção baseada em exercício, uma combinação destas duas intervenções ou nenhuma intervenção. Três estudos compararam a ioga ao exercício concentrado na coluna vertebral, enquanto 7 estudos compararam a ioga à intervenção sem exercício.

“Evidências fracas a moderadas” sugerem que a ioga é útil no tratamento da lombalgia

poses de yoga para lombalgia

Como os estudos não foram cegos e se basearam em autoavaliação e autorrelato, os pesquisadores da Cochrane consideraram o risco de tendenciosidade como sendo elevado. Sendo assim, os pesquisadores diminuíram o nível de certeza nos resultados para “moderado”, com o intuito de incluir as potenciais tendenciosidades, e também diminuíram ainda mais o nível de certeza para os estudos cujos resultados eram imprecisos ou conflitantes.

De modo geral, os revisores constataram que a ioga pode melhorar a função da coluna dorsal e minimizar a lombalgia nos primeiros 6-12 meses.

Entretanto, também foi constatado que essa melhora era relativamente pequena e, na verdade, os revisores destacaram que o efeito da ioga não é amplo o bastante para ser considerado clinicamente significativo.

A revisão determinou com “um grau de certeza baixo a moderado” que a ioga melhora a função relacionada à coluna dorsal, em comparação ao observado nos grupos controle que não se exercitaram. Portanto, ainda não foi estabelecido se há qualquer diferença entre ioga e outro exercício enfocado na coluna vertebral.

Em termos de prejuízo, foi considerado que a ioga piorou a lombalgia em 5% dos participantes, mas não estava associada a efeitos adversos graves. Os autores mencionam que estudos de maior escala, com seguimento mais prolongado, seriam necessários para avaliar os efeitos da ioga sobre a saúde a longo prazo.

“Nossos achados sugerem que exercícios de ioga podem levar a uma pequena diminuição dos sintomas de lombalgia, contudo os resultados que serviram de base são de um estudo com tempo de seguimento curto. No presente, temos apenas evidências de qualidade baixa a moderada dos efeitos da ioga em um período de até 6 meses, como um tipo de exercício que ajuda as pessoas com lombalgia crônica.”

“Os exercícios de ioga praticados nos estudos foram desenvolvidos para lombalgia. E é importante os leitores também terem em mente que, em cada um dos estudos revisados, as aulas de ioga foram conduzidas por profissionais experientes,” acrescenta Wieland.

YouTube Hong Jin Pai
clinica dr hong jin pai al jau 687

AL. JAÚ 687 – JARDIM PAULISTA – SÃO PAULO – SP

Clínica de Dor, Fisiatria e Acupuntura Médica

Clínica médica especializada localizada na região dos Jardins, próximo à Av. Paulista, em São Paulo — SP.

Centro de Dor, com médicos especialistas pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.

Tratamento por Ondas de Choque, Infiltrações, Bloqueios anestésicos e Acupuntura Médica

Dor tem Tratamento – Centro de Dor e Acupuntura Médica em São Paulo – SP

TRATAMENTO DE DOR FISIOTERAPIA CLINICA HONG JIN PAI

Médicos Especialistas em Dor e Acupuntura do HC-FMUSP

Os especialistas em medicina da dor são médicos especialmente treinados e qualificados para oferecer avaliação integrada e especializada e gerenciamento da dor usando seu conhecimento único e conjunto de habilidades no contexto de uma equipe multidisciplinar.

O tratamento da dor visa reduzir a dor, abordando o impacto emocional da dor, ajudando os pacientes a se moverem melhor e aumentando o bem-estar por meio de uma variedade de tratamentos, incluindo medicamentos, fisioterapia, acupuntura, ondas de choque e procedimentos minimamente intervencionistas.

Se você está vivendo com uma dor persistente há mais de 3 meses, provavelmente está sentindo dor crônica.

Nossos médicos especialistas em controle da dor em São Paulo trabalham em estreita colaboração com outros especialistas como parte de uma equipe multidisciplinar para fornecer uma abordagem holística e um resultado ideal para a dor crônica, seja qual for a causa.

As técnicas usadas no controle da dor dependerão da natureza e gravidade da dor, mas nossos especialistas em dor têm experiência para ajudar com a dor.

CONSULTA
1
Somos um centro de excelência no tratamento da dor crônica e entendemos como a dor contínua pode afetar todos os aspectos da sua vida.
DIAGNÓSTICO
2
Nós entendemos sua dor e sabemos que uma intervenção bem-sucedida começa com uma avaliação completa e um diagnóstico preciso.
PLANO DE TRATAMENTO
3
Nossa equipe de especialistas pode fornecer uma ampla gama de tratamentos e terapias para ajudá-lo a voltar a viver com qualidade.
RECEPCAO CLINICA HONG JIN PAI
  • 01.Tratamento conservador de dor

    Acupuntura Médica, Ondas de Choque, Fisioterapia, Infiltrações, Bloqueios Anestésicos, Toxina Botulínica.
  • 02.Excelência em um só lugar

    A avaliação e tratamento da dor é a especialidade de nossos Médicos especialistas em Dor.
  • 03.Tratamento individualizado

    Plano de tratamento com medicamentos, terapias minimamente invasivas e fisioterapia.
Como é o tratamento inicial?
Em nossa clínica, focamos em tratamentos não cirúrgicos. Para a maioria dos casos, iniciamos um tratamento minimamente invasivo com acupuntura médica + fisioterapia. A duração do tratamento, para dores crônicas, pode ser de pelo menos 1 a 3 meses. Assim como outros tratamentos conservadores (como terapias e exercícios), o sucesso no tratamento depende não apenas da equipe médica, mas também da persistência do paciente em seguir a frequência e o tratamento adequado. Em alguns casos, podemos realizar outros tratamentos para dor, como ondas de choque, toxina botulínica e infiltrações.
Vocês atendem convênio?

Atendemos todos os Planos de Saúde pelo Reembolso.

O reembolso ou livre escolha é uma opção de atendimento a usuários de planos de saúde que não está vinculada à rede de prestadores contratados ou cujo procedimento específico não está contratado.

Não atendemos diretamente por convênio. Nosso foco é um atendimento especializado no paciente. Assim, separamos pelo menos 60-90 minutos para consulta, exame e avaliação do paciente.

O processo na maioria das vezes é digital (pelo Smartphone, tablet ou computador) é simples. O valor reembolsado corresponde a uma tabela de valores da própria operadora e pode cobrir todo o procedimento ou parte dele. Lembrando que a parte não reembolsada pode ser abatida no imposto de renda pessoa física (IRPF).

Quais são as terapias físicas para o tratamento da dor crônica?
Estudos mostram que a fisioterapia e exercícios pode atrasar ou mesmo evitar a necessidade de cirurgia. Em alguns casos, pode aliviar a causa raiz da dor de longo prazo, portanto, medicamentos ou cirurgias não são mais necessários. Na Clínica Dr. Hong Jin Pai, oferecemos uma ampla gama de terapias físicas para tratar a dor de longo prazo e diminuir a necessidade de medicação ou cirurgia.
Quais tratamentos para dor são oferecidos?
Oferecemos uma variedade das melhores e mais confiáveis tratamentos não cirúrgicos, desde acupuntura e fisioterapia em um estágio inicial, assim como procedimentos como dry needling, infiltração de pontos gatilhos, toxina botulínica para dor, tratamento por ondas de choque e bloqueios anestésicos. Somos inovadores em nossa abordagem ao tratamento da dor. Entendemos o efeito que a dor crônica pode ter em todos os aspectos da sua vida e adaptamos nossos pacotes de tratamento para atender você. Como parte do seu pacote multidisciplinar de controle da dor, combinaremos os melhores tratamentos terapêuticos e direcionados para fornecer o equilíbrio certo para você.

Clínica Dr. Hong Jin Pai – Centro de Dor, Acupuntura Médica, Fisiatria e Reabilitação.

Al. Jaú 687 – São Paulo – SP

Atendimento de segunda a sábado.

Dr. Marcus Yu Bin Pai

CRM-SP: 158074 / RQE: 65523 - 65524 | Médico especialista em Fisiatria e Acupuntura. Área de Atuação em Dor pela AMB. Doutorado em Ciências pela USP. Pesquisador e Colaborador do Grupo de Dor do Departamento de Neurologia do HC-FMUSP. Diretor de Marketing do Colégio Médico de Acupuntura do Estado de São Paulo (CMAeSP). Integrante da Câmara Técnica de Acupuntura do Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo (CREMESP). Secretário do Comitê de Acupuntura da Sociedade Brasileira para Estudo da Dor (SBED). Presidente do Comitê de Acupuntura da Sociedade Brasileira de Regeneração Tecidual (SBRET). Professor convidado do Curso de Pós-Graduação em Dor da Universidade de São Paulo (USP). Membro do Conselho Revisor - Medicina Física e Reabilitação da Journal of the Brazilian Medical Association (AMB).